TURMAS

Berçario I

 A partir dos 4 meses recebemos os bebês e as mamães para uma adaptação tranquila e o início de uma relação afetuosa entre toda equipe do Trenzinho, bebê e família.

            Nesta turminha trabalhamos bastante a coordenação motora, já que os bebês utilizam os membros para se movimentar, rolando para trás e para frente; apresenta também maior eficácia em alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar.

 

  • Quando a criança atinge os 6 meses e a pediatra liberar a introdução alimentar, iniciamos oferecendo água, suco, uma fruta amassada ou raspadinha e após a frutinha iniciamos a sopa “salgada”. (Bebês até 6 meses devem manter o aleitamento exclusivo, portanto é oferecido apenas a mamadeira com a fórmula infantil ou leite materno. No caso de já ter recebido alimentação complementar em casa antes da matrícula, a escola dará sequência conforme o cardápio.)

  • As papinhas (salgadas e de frutas), são amassadas com o garfo e nunca batidas no liquidificador, estimulando a mastigação e deglutição. A consistência é evoluída gradativamente conforme a aceitação e evolução de cada criança

  • Não é adicionado açúcar aos sucos nem oferecido produtos industrializados.

  • as papinhas são feitas com ingredientes naturais: alho, cebola, salsinha, cebolinha 

 

      O mais importante nesta etapa é o bebê se sentir amada, quando se trata dos bebês, o amor e o afeto deve ser feito em todos os momentos como na hora de trocar a fralda, dar comidinha ou colocá-lo para dormir.

 

COM ESTA TURMINHA TRABALHAMOS ALÉM DAS ATIVIDADES LÚDICAS COM PROJETOS SEMESTRAIS E AULA DE MUSICALIZAÇÃO

799f7b4a-94ca-4b0d-bf6a-d2258d05fc6a.jpg
 

Berçario II

Nessa fase a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. Assim, é notável e considerável a intensa necessidade do bebê movimentar-se e ter a liberdade de usufruir dos seus sentidos para exploração do seu corpo e dos ambientes em que convive, pois seu conhecimento e aprendizagem vai se desenvolver a partir das suas experiências concretas.

       Em um ritmo um tanto acelerado fica evidente o desenvolvimento da criança e o aparecimento de novas habilidades e necessidades. Trabalhamos com os nossos bebês através de música, alguns brinquedos e muita ludicidade, qualquer atividade desenvolvida é motivo de grandes festas e algazarras.

 

  • As sopas são amassadas com o garfo, estimulando a mastigação e a deglutição. A consistência é evoluída gradativamente conforme a individualidade e aceitação de cada bebê. Inicia-se como um purê, evoluindo até pedaços bem pequenos e bem macios.

 

COM ESTA TURMINHA TRABALHAMOS ALÉM DAS ATIVIDADES LÚDICAS COM PROJETOS SEMESTRAIS, PORTFÓLIOS E AULA DE MUSICALIZAÇÃO

85446d06-7bf8-4780-901c-f53177923464.jpg
 

Maternal I

dcf983d8-d66f-43d1-b2ac-e3ef8758608c.jpg

      No MATERNAL I auxiliamos a criança especialmente no desenvolvimento da linguagem, estimulando-a a aperfeiçoar de forma lúdica e bem concreta, suas percepções táteis, gustativas, olfativas, auditivas e visuais; contribuindo, orientando e incentivando suas relações sociais, trabalhando e respeitando o egocentrismo – responsável pela resolução e resposta para inúmeras situações.

    As relações começam a se construir com o apoio das educadoras e uma vontade de independência é impulsionada pelas novas descobertas. Surge a consciência corporal, o conhecimento e o reconhecimento dos espaços de domínio, a linguagem oral é aprimorada através das músicas e histórias que enriquecem também o vocabulário, desenvolvem a criatividade e a noção temporal.

    É nesta turma também que iniciamos o nosso PROJETO DESFRALDE e PROJETO DESMAME (transição da mamadeira para o copo) feito de forma lúdica e respeitando o tempo do aluno.

Trabalhamos com o Livro Mais cores e a apostila de apoio própria da escola e realizamos a APRESENTAÇÃO das vogais, numerais até o 5, cores primarias, formas geométricas e a primeira letrinha do nome, Além disso temos também os nossos projetos bimestrais e semestrais.

 

Maternal II

    No Maternal II vamos dar continuidade ao trabalho de socialização, enfatizando o comportamento mais independente, vez que a criança já tem avançado o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação de movimentos.

    Vamos explorar numerais e quantidades até o 10, cores e percepções de formas e figuras planas como triângulo, círculo e quadrado.

É no Maternal II também que a criança tem o contato inicial com a leitura e escrita, tendo-as como função social, estimulando-as através de associação do som com figuras, desenhos, histórias e outros recursos capazes de tornar o aprendizado uma conquista agradável e abrangente

Trabalhamos com o Livro Mais cores e a apostila de apoio própria da escola e realizamos a APRESENTAÇÃO das vogais, alfabeto, numerais até o 10, cores primarias, formas geométricas e a escrita do nome. Além disso temos também os nossos projetos bimestrais e semestrais.

22c06d7f-82f0-4aa7-961f-c748a9ad0070.jpg
 

Jardim

     No Jardim a criança tem a oportunidade de se familiarizar com os numerais (grafia e quantidades), com as letras do alfabeto partindo das que compõem seu nome e o de seus amiguinhos, e com outras palavras significativas para ela realizando já escritas espontâneas.                  

        Explorando sempre a ludicidade, são desenvolvidas também as demais habilidades que englobam o domínio do esquema corporal; lateralidade; coordenação visomotora; relação espaço-temporal; bem como as percepções visual, auditiva, tátil, gustativa e olfativa.

Trabalhamos com o Livro Mais cores e a apostila de apoio própria da escola e realizamos a revisão das vogais, do alfabeto e o estímulo redobrado da escrita, é feito a apresentação dos encontros vocálicos, numerais até o 20, cores secundarias, formas geométricas e a escrita do nome. Além disso temos também os nossos projetos bimestrais e semestrais.

63c92f4b-a7db-41d2-986a-ba948a45d91b.jpg
 

Pré-Escola

   Na Pré-Escola o papel do educador é acompanhar o tempo do desenvolvimento e construção de cada aluno, respeitando as individualidades, e desta maneira alcançando com segurança e tranquilidade cada vez mais progressos no processo de aprendizagem.

     Buscamos preparar os alunos desta turma integramente para o 1º ano do fundamental, buscando estimular mais a responsabilidade e autonomia dos pequenos.

Trabalhamos com o Livro Mais cores e a apostila de apoio própria da escola, trabalhamos a apresentação da família silábica dando início ao processo de alfabetização e os numerais até o 100. Além disso temos também o projeto Leitura e os projetos bimestrais e semestrais.

1901ff41-258c-4b53-a105-0087f40bdec9.jpg