Integral

(BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL)

40cc6d26-b12e-4550-8456-465e81d1ccc3.jpg

A Escola Trenzinho da Alegria, oferece aos pais a opção de período integral para os alunos do Berçário a Pré-Escola, disponibilizando infraestrutura física e operacional para suprir as necessidades das crianças.
     Durante este período, sem abrir mão de um ambiente afetivo e de muitas brincadeiras, proporcionamos às crianças um cotidiano diversificado de situações de aprendizagens planejadas, dando continuidade ao processo de formação das crianças.

Levamos em conta a necessidade específica de cada faixa etária, para que assim, possam desenvolver-se nos aspectos intelectual, social, emocional e motor. A recreação possui três pilares básicos, que sustentam ao trabalho: cuidado (higiene/alimentação), acolhimento e atividades pedagógicas.

Para estas turminhas também trabalhamos com projetos pedagógicos, voltados apenas para o lúdico com construções e muita diversão. Pensando na proposta, a recreação, além de pensar em atividades que colaboram para o desenvolvimento global dos alunos: afetivo, emocional e social; preocupa-se também com as questões pedagógicas que lidam com a importância do brincar, do experimentar sensações e explorar vivências.

Atividades:

As atividades programadas para o Integral/Recreação ocorrem no período oposto ao curricular.
    Nesse período as crianças participam de atividades diversificadas, planejadas previamente pela equipe de trabalho.  São elas: contação de histórias, brincadeiras espontâneas e dirigidas, jogos de cooperação, explorações artísticas, culinária, etc.
         Além das atividades citadas, contamos também com alguns espaços específicos da escola: (Educação Infantil)

Culinária:

Para os momentos de culinária, alguns conceitos também são abordados: peso, unidades de medida, comparações, reações químicas, mudança de consistência, etc..

37db14a9-40b3-47b6-8dad-e6dbcfdd5077.jpg
dcf983d8-d66f-43d1-b2ac-e3ef8758608c.jpg

Projetos Especiais :

Além das atividades recreativas, desenvolvemos com as crianças projetos diferenciados a cada ano.

Maternais:

Tema: Brincadeiras  Antigas

Pular corda, amarelinha, esconde-esconde, passa anel, pular elástico e stop são algumas das brincadeiras que fizeram a alegria das crianças de todo o Brasil durante décadas.

A pouca quantidade de brinquedos prontos e a ausência de eletrônicos fazia com que as crianças soltassem a imaginação na hora de inventar brincadeiras e construir os próprios brinquedos. Bastava alguns riscos de giz no chão para fazer uma amarelinha e garantir uma tarde toda de diversão.

Porém, nas últimas décadas essa realidade sofreu algumas alterações drásticas. Os brinquedos simples cederam espaço para as inovações tecnológicas, e as brincadeiras antigas transformaram-se em jogos de videogame, smartphones, tablets e outros.

Ainda que hoje a realidade seja um pouco diferente, e as crianças já não deem tanta atenção para elas, o resgate dessas brincadeiras é muito importante, não só por dar mais opções de atividades de lazer, mas porque elas têm muito a ensinar e a contribuir para o crescimento saudável.

Jardim e Pré Escola:

Tema: Dinossauros

Presença marcante no imaginário infantil, esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento, cujas razões ainda dividem opiniões da comunidade científica.

A palavra Dinossauro significa "lagarto terrível".  Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne.

Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas dois milhões e meio de anos!