Integral

(BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL)

40cc6d26-b12e-4550-8456-465e81d1ccc3.jpg

   A Escola Trenzinho da Alegria, oferece aos pais a opção de período integral para os alunos do Berçário a Pré-Escola, disponibilizando infraestrutura física e operacional para suprir as necessidades das crianças.
     Durante este período, sem abrir mão de um ambiente afetivo e de muitas brincadeiras, proporcionamos às crianças um cotidiano diversificado de situações de aprendizagens planejadas, dando continuidade ao processo de formação das crianças.

   Levamos em conta a necessidade específica de cada faixa etária, para que assim, possam desenvolver-se nos aspectos intelectual, social, emocional e motor. A recreação possui três pilares básicos, que sustentam ao trabalho: cuidado (higiene/alimentação), acolhimento e atividades pedagógicas.  

Para estas turminhas também trabalhamos com projetos pedagógicos, voltados apenas para o lúdico com construções e muita diversão. Pensando na proposta, a recreação, além de pensar em atividades que colaboram para o desenvolvimento global dos alunos: afetivo, emocional e social; preocupa-se também com as questões pedagógicas que lidam com a importância do brincar, do experimentar sensações e explorar vivências. 

Atividades:

 As atividades programadas para o Integral/Recreação ocorrem no período oposto ao curricular.
    Nesse período as crianças participam de atividades diversificadas, planejadas previamente pela equipe de trabalho.  São elas: contação de histórias, brincadeiras espontâneas e dirigidas, jogos de cooperação, explorações artísticas, culinária, etc.
         Além das atividades citadas, contamos também com alguns espaços específicos da escola: (Educação Infantil)

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Culinária: 

Para os momentos de culinária, alguns conceitos também são abordados: peso, unidades de medida, comparações, reações químicas, mudança de consistência, etc..

37db14a9-40b3-47b6-8dad-e6dbcfdd5077.jpg
dcf983d8-d66f-43d1-b2ac-e3ef8758608c.jpg

Projetos Especiais :

Além das atividades recreativas, desenvolvemos com as crianças projetos diferenciados a cada ano. 

Maternais: 

Tema: Brincadeiras  Antigas

     Pular corda, amarelinha, esconde-esconde, passa anel, pular elástico e stop são algumas das brincadeiras que fizeram a alegria das crianças de todo o Brasil durante décadas.

      A pouca quantidade de brinquedos prontos e a ausência de eletrônicos fazia com que as crianças soltassem a imaginação na hora de inventar brincadeiras e construir os próprios brinquedos. Bastava alguns riscos de giz no chão para fazer uma amarelinha e garantir uma tarde toda de diversão.

    Porém, nas últimas décadas essa realidade sofreu algumas alterações drásticas. Os brinquedos simples cederam espaço para as inovações tecnológicas, e as brincadeiras antigas transformaram-se em jogos de videogame, smartphones, tablets e outros.

Ainda que hoje a realidade seja um pouco diferente, e as crianças já não deem tanta atenção para elas, o resgate dessas brincadeiras é muito importante, não só por dar mais opções de atividades de lazer, mas porque elas têm muito a ensinar e a contribuir para o crescimento saudável.

Jardim e Pré Escola:

Tema: Dinossauros

   Presença marcante no imaginário infantil, esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento, cujas razões ainda dividem opiniões da comunidade científica.

   A palavra Dinossauro significa "lagarto terrível".  Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne. 

  Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas dois milhões e meio de anos!