Atividades Extras

Dentista.png
nutri.png
luta.png
balle.png
ingle.jpg.png
mus.png
info.png

Nutricionista

Ballet

Dentista

Inglês

Musicalização

Artes Marciais

Informatica

As atividades extras curriculares é a ferramenta utilizada para complementar o ensino e aperfeiçoar habilidades.

Estas atividades ajudam a estimular a capacidade de pensar, refletir e desenvolver soluções com criatividade e o fundamental, se divertir.

Nutricionista

Dra. Renata Suleiman         CRN- 41399/P

Para todos os alunos ( Berçário, Educação Infantil e Brinquedoteca)

 

      Muitos dos nossos hábitos alimentares são estabelecidos logo nos primeiros anos de vida, e uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um excelente crescimento e desenvolvimento, proporcionando condições plenas para o incremento das atividades intelectuais e prevenindo problemas de saúde relacionados à alimentação. Pensando nisso, a escola Trenzinho da Alegria promove a inclusão do profissional nutricionista, integrando os conhecimentos de alimentação e nutrição na escola, onde o mesmo fica responsável pelo:

-Planejamento de cardápios diários que serão servidos às crianças.

-A supervisão, garantindo o cumprimento dos cardápios, o preparo correto dos alimentos e a manutenção da segurança higiênica e sanitária.

-O treinamento do pessoal encarregado do preparo da alimentação escolar (merendeiras).

-A análise de valor nutritivo, garantindo o atendimento às determinações legais de oferta de nutrientes.

- Prepara e aplica aulas práticas para os alunos durante todo o ano.

           A escola Trenzinho D’Alegria está cadastrada junto ao órgão competente pela alimentação e Nutrição da escola (Conselho Regional de Nutrição). 

37db14a9-40b3-47b6-8dad-e6dbcfdd5077.jpg

Dentista na Escola

Dra. Esther Martins          CRO-SP 90.843 

Para todos os alunos da Educação Infantil 

 
5717ec4d-fc1c-4257-8506-c75864d0d790.jpg

   Trata-se de um acompanhamento Odontopediátrico diferenciado que vai até a Escola, conscientizar e educar os alunos quanto à importância da saúde bucal, tornando essa tarefa muito divertida! É desenvolvido um programa específico, onde são realizados procedimentos como, orientação de escovação, orientação do correto uso do fio dental e dos enxaguatórios bucais além de atividades como apresentação de vídeos educativos, teatro de fantoches, gincanas e etc... tornando a visita ao dentista muito mais prazerosa e agradável!

   Esta parceria facilita bastante nesse processo, pois é na escola que as crianças iniciam a formar suas opiniões, aprendem e absorvem informações com muito mais facilidade. Além disso, dentro da escola, eles estão superconfortáveis, ambientalizados e contam ainda com a ajuda das professoras e dos coleguinhas. 

Ballet

Professora Carolina Andrade

Para todos os alunos da Educação Infantil (meninas)

 

   O ballet traz muitos benefícios às crianças. Traz leveza, graciosidade, disciplina e dedicação. Os exercícios desenvolvidos em aula trabalham a coordenação motora e a consciência corporal.  Ao entrar em contato com a arte, música clássica, histórias e figurinos, a criança passa a trabalhar sua imaginação e a criatividade, principalmente as relacionadas com os contos de fadas. 

   Os exercícios com música desenvolvem também a musicalidade que será essencial na vida de uma bailarina. Além disso, trabalha a flexibilidade, força muscular, melhora a postura e leva a uma formação íntegra do corpo, proporciona disciplina física e mental para as crianças, ajudando na habilidade corporal.

Observação:

  • As aulas serão aplicadas com didáticas diferenciadas, de acordo com a faixa etária.

  • Os conteúdos também poderão ser alterados conforme o desempenho dos grupos

62e89332-3463-4554-9612-fbf9e848756c_edi

  Artes Marciais 

Professor Igor e Thales 

Para todos os alunos da Educação Infantil (meninos)

 
2d99b15f-2e55-4be4-b253-90558fab0ad4_edi

   Todas as aulas são ministradas com atividades bem divertidas e lúdicas para ter a atenção das crianças, como, atividade física, coordenação motora, respeito, educação, comportamento, disciplina, autoconfiança, concentração, brincadeiras, socos, chutes, quedas, alongamentos e defesa pessoal.

   

    O conteúdo das aulas são os mesmos para todas as idades, mas sempre adaptados para ser realizado da melhor forma e de acordo com cada faixa etária, e sempre respeitando o tempo e a individualidade de cada aluno. Para a prática desta arte marcial existe somente uma condição que é vontade e desejo de aprender.

Professora Sandra Miranda 

Para todos os alunos da Educação Infantil (maternal II, Jardim e Pré-Escola)

   Ensinar informática às crianças pode prepará-los para utilizar as inúmeras formas de tecnologia que estão presentes na sociedade. A partir dos 3 anos de idade, as crianças já começam a compreender melhor o mundo, nessa idade os fundamentos básicos já podem ser ensinados, fazendo com que as crianças comecem a interagir com o computador.

    É importante ensinar as crianças desde pequenas a lidar com os computadores, com a internet e com a tecnologia, tanto como preparação para o futuro, para a própria diversão, aprendizado e segurança.

 

              Trabalhamos com jogos didáticos para incentivar as crianças no aprendizado.

INFO_edited.jpg

Informática

 
Professor Bruno Andrade  

Inglês

Para todos os alunos da Educação Infantil (maternal II, Jardim e Pré-Escola)

 
WhatsApp Image 2018-07-07 at 00.53.27.jp

   Trata-se de mais um recurso em prol do desenvolvimento da criança, tendo em vista que o conhecimento em outras línguas, principalmente a inglesa, é quase uma condição para seu sucesso. Nosso sistema de ensino foi desenvolvido a partir da premissa de que é perfeitamente possível educar e ensinar através de atividades pedagógicas lúdicas, recreativas e com total exposição sonora e visual ao idioma inglês.

   Para assimilação de uma nova língua, a aquisição é igual a da língua materna, período de “silêncio” em que a criança só ouve, depois passa a repetir e posteriormente tem segurança para utilizar a língua estrangeira de espontânea vontade, seguindo esta forma de aprendizagem, as aulas de inglês são trabalhadas por meio de interação social, atividades concretas, brincadeiras lúdicas, histórias, encenação, imagens, coordenação motora e muita música. Utilizamos do material didático da Editora Positivo “ Just for little Kids”

Professor Thiago  

   Musicalização

Para todos os alunos do Berçário e Maternal I

 

   O principal objetivo das aulas de música para crianças é estimular suas relações sonoras, corporais com o mundo, a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Em momentos lúdicos, eles escutam, se movimentam e exploram diversos instrumentos, como violão, chocalhos, tambores, colheres, reco-recos e triângulos.

     O canto do professor, o violão, o cavaquinho, o teclado, a flauta, o pandeiro e outros instrumentos de percussão são algumas das fontes sonoras que os bebês apreciam auditivamente e que estimulam as palmas, os movimentos corporais livres e direcionados, além das brincadeiras. O repertório utilizado com os pequenos é constituído por diversas cantigas de roda.

                                              Estrutura e organização das aulas

 As aulas serão realizadas 1 vez por semana, em grupo. Serão utilizados como recursos didáticos histórias musicais e músicas populares oriundas de diversas partes do mundo, visando a fruição, a apreciação e a produção de algum instrumento musical. Os alunos serão estimulados a construir seus instrumentos, cantar, tocar e o mais importante se divertir.

b4ceeb46-6434-46a7-9898-aa53306ba9b8.jpg